top of page

O AECE no Plano Nacional das Artes

O Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento integra o Plano Nacional das Artes desde o ano letivo 2020/2021, coordenado por Maria João Caetano. Nesse ano letivo, o tema escolhido, pela comissão consultiva, para o Projeto Cultural de Escola  foi "MulticulturArte, Entrelinhas da Diversidade". O artista residente foi o cineasta Pedro Cabeleira, que, em tempos de pandemia e de isolamento social, colaborou na organização da Semana do Agrupamento, realizada através da plataforma Teams, incidindo as atividades desenvolvidas na questão da integração dos alunos de etnia cigana. 

​

No ano letivo 2021/2022, a comissão consultiva do Projeto Cultural de Escola continuou a propor a abordagem da integração dos alunos no Agrupamento, não só dos de etnia cigana, mas também dos de diferentes nacionalidades. Várias iniciativas foram desenvolvidas, como, por exemplo, workshop de dança cigana, encontro com encarregada de educação e aluna de nacionalidade ucraniana, palestra por dois representantes da comunidade cigana  e apresentação, no Cineteatro S. João, do trabalho desenvolvido pela artista residente desse ano, atriz Ana Vilaça, com alunos da Escola Secundária. 

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No presente ano letivo, o tema proposto pela comissão consultiva para o Projeto Cultural de Escola foi "Arte e Cidadania". As atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto foram apresentadas na Semana do Agrupamento, que decorreu em diferentes espaços da cidade do Entroncamento. 

​

Alguns alunos do 10ºALH participaram na Semana do Agrupamento, dinamizando a ativdade "Figuras Vivas do Surrealismo". Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Geografia, no âmbito do domínio de autonomia curricular (DAC). 

Integrando as atividades do Projeto Cultural de Escola do ano letivo 2022/2023, foi inaugurada, no dia 29 de março, no Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), a exposição "Correspondências Surrealistas", com a apresentação de serigrafias pertencentes à Fundação Cupertino de Miranda (Centro Português do Surrealismo).

Procurando divulgar o movimento artístico surrealista, o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento organizou, em colaboração com o Centro de Formação A23, uma ação de formação de curta duração, para professores das regiões norte e sul de Portugal, dinamizada, online, pelo serviço educativo da Fundação Cupertino de Miranda.

Vídeos explicativos de técnicas surrealistas:

bottom of page